Atividade do comércio em 2014 tem desempenho mais fraco em 11 anos, diz Serasa
SÃO PAULO (Reuters) - O movimento dos consumidores nas lojas em 2014 subiu 3,7 por cento sobre o ano anterior, registrando seu pior desempenho em 11 anos e impactado pelo fraco desempenho no setor de materiais de construção, divulgou a empresa de informações de crédito Serasa Experian nesta quarta-feira.
Segundo a Serasa, a fraca atividade no comércio foi fruto de uma combinação entre escalada dos juros, alta da inflação e menor grau de confiança dos consumidores, que ainda estão em situação de elevado endividamento.
O avanço do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, que leva em conta o volume de consultas mensais feitas por cerca de 6 mil estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa, ficou bem abaixo da expansão de 5,2 por cento em 2013, no resultado mais fraco desde 2003, quando havia crescido 3,1 por cento.
O resultado foi impactado pelo setor de materiais de construção, com declínio de 6,5 por cento no ano, apontou a Serasa.
Na ponta de destaques positivos, o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas teve alta de 3,9 por cento no movimento em 2014, seguido pelo desempenho do setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com avanço de 3,4 por cento.
A atividade no setor de combustíveis e lubrificantes, por sua vez, registrou aumento de 1,2 por cento de janeiro a dezembro do ano passado. No mesmo período, o crescimento foi de 0,9 por cento no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática e de 0,4 por cento para veículos, motos e peças.
(Por Marcela Ayres)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.